OHSAS 18001- SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

OHSAS18001_21.jpg

O QUE É

 

A norma OHSAS 18001 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional é uma especificação técnica que contém os requisitos auditáveis de um sistema de gestão da SSO, permitindo que qualquer tipo de organização controle de forma mais eficaz seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhore seu desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho.

 

A palavra OHSAS significa: Occupational Health ans Safety Assessments Series oficialmente publicada pela BSI – British Standards Institution. É uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro.

 

A OHSAS

 

A norma OHSAS expõe requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.

 

OBJETIVO

 

O principal o objetivo é reduzir, progressivamente, os riscos envolvidos nas  operações da empresa, através de uma avaliação uniforme dos sistemas de saúde e segurança.

 

Além de:

  • Atender a legislação relacionada à segurança e saúde do colaborador.
  • Identificar os riscos e perigos das atividades da organização, de forma a atuar preventivamente na saúde e segurança do colaborador.
  • Conscientizar os colaboradores e todos aqueles que possam exercer atividades em seu nome das consequências de suas ações para com a saúde e integridade física de todos.

 

O QUE A EMPRESA PODE GANHAR COM A OHSAS 18001?

 

  • Redução significativa de acidentes, perigos e parada de trabalho, através da sistematização de todas as atividades.

 

  • Evitar o risco de passivos trabalhistas e ações judiciais, pois obterá acesso e conhecimento constante a legislação. Valorização da imagem da empresa, por estar comprometida com a saúde e segurança do colaborador.

 

  • Aumento da identificação e motivação do funcionário, através do envolvimento nos processos de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

CERTIFICAÇÃO E SELO DE QUALIDADE

 

A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.

 

O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.

ISO 45001

A ISO 45001 é a nova norma internacional para saúde e segurança ocupacional (SSO) e substituirá a atual OHSAS 18001.

separador.png

NOSSO TRABALHO

 

Preparar sua empresa para conquistar essa certificação e se destacar no mercado.